histórico

O AEP Arteducação Produções é um coletivo de educadores reunido para concepção, planejamento, produção, pesquisa e desenvolvimento de cursos, workshops, exposições, congressos, material gráfico, conteúdo, gestão de pessoas e projetos relacionados à arte, educação e cultura. O AEP trabalha com parcerias e consultores especializados, convidados de acordo com a necessidade de cada projeto e de cada área de estudo.

O AEP iniciou sua atuação em 2001 a partir do convite do Centro Cultural Banco do Brasil para estruturar e desenvolver o programa educativo desta instituição inaugurada em São Paulo no mesmo ano. A parceria entre o AEP e o CCBB-SP gerou projetos de mediação para exposições, o programa Diálogos & Reflexões com Educadores, seminário sobre mediação cultural e social e publicações entre 2001 e 2007.

Fundado pela artista/educadora Ana Amália, então professora do Núcleo de Apoio à Arte/Educação da ECA-USP, o AEP conta com a participação de artistas, educadores e produtores interessados em pesquisar e desenvolver projetos artísticos e de mediação cultural.

Em sintonia com as transformações na arte e na educação correntes na contemporaneidade, a equipe vem refinando ideias e projetos, gerando e instigando pesquisas e produzindo conhecimentos sistematizados, tecnologias sociais. A prática reflexiva é um diferencial qualitativo dos trabalhos desenvolvidos que buscam a criticidade e a capacidade avaliativa em processos formativos de mediadores educativos, assim como a autoformação de seus membros.

Como um organismo vivo a equipe vem incorporando colaboradores ao longo do percurso. Hoje o AEP funciona como um coletivo pluricelular diante de ações junto a parceiros institucionais e mantém dinâmicas interativas em decisões tomadas coletivamente, nas quais equipe e colaboradores objetivam consistência e coerência conceitual/ideológica no desenvolvimento e na gestão de projetos educativos e artísticos, pois acreditamos que arte e patrimônio são potencialmente educação.